domingo, 23 de agosto de 2015

Deus, o principal membro da Família.

Olá a todos!
Eis a ideia para vocês refletirem ao longo da semana: construindo uma família — Deus, o principal membro da família”.

Há muitos motivos para pôr Deus como membro principal da família:

a) a família é um projeto de Deus

Lembro-me de ter visto numa ocasião um adesivo num carro com a seguinte inscrição: “Família: uma ideia genial de Deus”.

De fato, a família é uma ideia genial de Deus! Sem ela seríamos uma frase solta perdida no universo, sem ela não teríamos o alimento da vida humana, que é o amor, não teríamos um lar, não teríamos  proteção, apoio nem identidade. Sem ela não haveria a força, o braço de um pai, o amor ou o aconchego de uma mãe… É melhor nem pensar quem seríamos ou se ainda estaríamos vivos.

Com um pouquinho de humildade, é possível ver que a família, com todos os seus laços e matizes, é um projeto que excede a compreensão humana. Todo pai e toda mãe, com um pouco de bom-senso, percebem que o exercício do seu papel está acima do seu gênio e de sua intuição.

Dessa forma, nada mais lógico do que pedir luz a Deus, que é o seu autor. Nada mais lógico do que ter uma profunda sintonia com Deus e pedir-Lhe luz para saber qual o caminho a seguir em cada momento. Qual a melhor palavra a dizer ao outro cônjuge, qual a melhor decisão a tomar com relação aos filhos, qual o tempo que se deve dedicar à vida profissional etc.

b) o ideal de construir uma família supera muitas vezes as forças humanas

Quantas e quantas vezes o casal se depara com situações extremamente difíceis e delicadas? São situações em que se vê que as forças humanas não são suficientes.

Muitos casais rezam nessas horas. E isso é muito bom, pois, como dizia São Paulo: “Tudo posso Naquele que me dá forças” (Fil 4, 13). No entanto, seria preciso dizer a todos os casais que tudo ficaria muito melhor se o recurso a Deus fosse constante. Se assim o fosse, muito provavelmente, na maioria dos casos, não se chegaria a uma situação tão delicada na família, na relação, no casamento.

c) em Deus encontraremos a fonte do amor, da paz, da serenidade e da alegria

Como muitos de vocês sabem, Deus não “tem” inteligência. Deus “é” a Inteligência. Deus não “tem” bondade. Deus “é” a Bondade.

Dessa forma, Deus não tem amor, mas Deus é Amor, Deus é a Paz, Deus é a Serenidade, Deus é a Alegria, e todas as demais perfeições.

Se temos um Deus assim, por que não recorrer a Ele para que alcancemos esses bens tão fundamentais numa família que são o amor, a paz, a serenidade, a alegria?

Costumo dizer que só um tonto quer contar apenas com as suas forças. Já seremos um pouco sábios se recorrermos a outras forças humanas. Mas seremos muito mais sábios se recorrermos às forças divinas.

Façamos, portanto, o propósito de pôr Deus em nossa família!

E não apenas de raspão, mas como o membro principal. Façamos o propósito de não tomar uma decisão familiar sem perguntar antes a Deus a sua opinião. Façamos o propósito de não dar um passo sem antes ter rezado a Deus, pedido luz e força.

Podem ter certeza de que uma família assim será “blindada”: nenhum mal poderá atingi-la!

De modo concreto, costumo aconselhar a toda família:
– que ponha Deus em primeiro lugar na vida. Isso pressupõe que Deus seja o nosso primeiro amor, que agradar a Ele seja a principal preocupação da nossa vida, e que vivamos os Seus mandamentos. Deus é o primeiro também se Ele é a razão de ser da nossa vida e, portanto, se pensamos nEle o tempo todo. Assim, posso dizer que Deus está totalmente presente no meu dia?;
– que tenha um momento de oração em conjunto;
– que tenha uma imagem da Sagrada Família (Jesus, Maria e José) e se reporte a ela com frequência para pedir força e luz, pois essa foi a família mais perfeita que já existiu sobre a Terra.

Uma santa semana a todos!

Pe. Paulo